terça-feira, 23 de maio de 2017

Os bots estão de volta!


Bots para Telegram, bots para facebook messenger, bots para whatsapp, bots para skype, bots para Slack. 
Eles estão de volta!

Mas você deve estar pensando, "É novidade, como assim estão de volta?".

Quem for um pouco mais velho e já tem contato com a internet a bastante tempo, vai lembrar da febre do Mirc e da rede IRC, ainda em pé hoje em dia mas com poucos usuários (nostálgicos e usuários técnicos). Mirc  é um cliente de acesso a rede IRC lançado em fevereiro de 1995.



Ocorre que o Mirc, era muito avançado para sua época e diria que embora seja pouco utilizado, é uma ferramenta com muitos recursos que poderia ser facilmente utilizado pela massa até hoje. Ele introduziu o scripting, que dava aos usuários o poder de criar aplicações para diversos usos, e com o scripting surgiram os bots, em canais (espécie de salas de bate-papo) e em pvt´s (mensagens privadas), estes bots respondiam aos comandos de texto. E é justamente este mesmo formato que está voltando com força total, nos sistemas de troca de mensagens atuais.


 

Acho isso sensacional, pois sempre defendi que ainda não teve nada parecido com o IRC em termos mensageiros, tudo era criado pelos usuários, sistemas de jogos de rpg rolavam nos canais gerenciados por bots, troca de arquivos, e muito mais.

A imagem mostra o logo do Slack e um robô, Slack que copiou o formato de canais do IRC, inclusive usando o #.


O fato é que os bots agora são uma tendência, e incluindo ao avanços em inteligência artificial, as possibilidades são infinitas.

Logo estaremos incluindo em minhas estratégias de marketing, os bots, e pretendo postar materiais sobre a criação e aplicação deles.






Postar um comentário