sexta-feira, 14 de abril de 2017

Turbine seu ecommerce com 5 ferramentas grátis


Para ter uma loja virtual de ponta, são necessárias diversas ferramentas além da própria plataforma, mas nem todas as boas ferramentas são pagas, para turbinar sua loja virtual, você poderá encontrar ferramentas grátis, normalmente em versão trial, mas que para início de operação são excelentes para alavancar seu negócio sem custo.

Atendimento on-line - Tawk
Uma excelente plataforma de chat on-line, totalmente personalizada, sem limite de uso. A forma com que a tawk.to monetiza seu negócio é pela venda de addons, mas mesmo sem comprar nenhum addon a ferramenta é muito mais poderosa que muitos sistemas pagos. 

Principais características:
Personalização do widget, monitoramento de visitantes on-line, múltiplos agentes, transferência de atendimento entre agentes.


Suporte - Freshdesk
Para quem precisa organizar as demandas do dia a dia, ou organizar atendimentos em tickets, a freshdesk tem o padrão da zendesk com plano free para ilimitados atendentes. A forma de monetização é a venda de planos mais sofisticados.

Principais características
Múltiplos agentes, widget par abertura de suporte, configuração de base de conhecimento.
 

Análise de comportamento - Hotjar
A hotjar oferece criação de mapas de calor de seu site, e gravação de vídeo do percurso do mouse durante a navegação de um visitante em sua página (mantém até 100 vídeos gravados no plano grátis), tanto em desktop como em smartphones. É excelente para entender o comportamento do usuário em sua loja virtual e assim melhorar a usabilidade.

Principais caracteríticas:
Gravação de heatmap (mapa de calor) e gravação de vídeos de navegação.


E-mail marketing - Mailchimp 
Um bom relacionamento com sua base de clientes é o que pode fazer de seu negócio um sucesso ou um fracasso. A aquisição de clientes hoje é um dos maiores custos em sua operação, justamente por isso muitas empresas estão optando por voltar toda sua atenção aos marketplaces. 
Para trabalhar esse relacionamento é necessário uma boa plataforma de e-mail marketing. lembrando que o envio de email é uma pequena parte deste relacionamento. Logo se você possui uma base com até 2.000 clientes, poderá utilizar o mailchimp de forma gratuita. Mailchimp que é sem dúvida uma da melhores plataformas de email marketing mundial. E mesmo se necessitar ultrapassar estes números, os valores dos planos são consideravelmente razoaveis.

Principais características
Auto responder, editor de email on-line, importação de contatos, envio por contas de smtp prórpias sem necessidade de usar uma conta de email.
 

ERP - MarketUP
Um ERP é pré-requisito para uma operação de ecommerce, porém se você ainda está em fase inicial do negócio e utiliza seu controle gerencial em planilhas por exemplo, te apresento o MarketUP, trata-se de um ERP completo para seu negócio, incluindo desde controle de estoque e clientes até geração de nota fiscal eletrônica, e ainda um sistema de PDV. É ideal para pequenas empresas. Sua forma de monetização é via propagandas vinculadas no software.

Principais características
Controle de estoque, contas a pagar e receber, movimentação de caixa, geração de relatórios incluindo DRE gerencial, plataforma de loja virtual, sistema de ponto de venda.

Faça bom proveito dessas ferramentas, coloquei aqui apenas 5 que eu utilizo e recomendo, mas é importante saber que não é necessário investir alto para ter as mesmas possibilidades de uma grande empresa, pelo menos a nível de tecnologia.




Postar um comentário