domingo, 5 de março de 2017

O que é Crowdsourcing?



Crowdsourcing é um modelo colaborativo de desenvolvimento, onde através de uma ideia de produto ou serviço há várias colaborações de diversos membros da internet que se juntam em uma comunidade. Pode ser utilizado também por exemplo para solução de algum tipo de problema.

Um excelente exemplo é a plataforma github para desenvolvimento de softwares e também o wikipedia que reúne colaboração do mundo todo, criando a maior enciclopédia virtual. Mas é possível sua utilização em praticamente todas as áreas.



Com o crowdsourcing, é possível conectar diversas pessoas para o desenvolvimento de uma única ideia, isso pode ser realizado ao contratar por exemplo diferentes pessoas através de plataformas da internet que oferecem serviços de freelancer como freelancer.com, workana.com.br e diversos outros, e ainda pode ir além, como por exemplo no logueria onde vários designers competem por um job de desenvolvimento de logotipo e outros materiais gráficos, e você que efetuou a contratação do serviço escolhe aquele que mais lhe agradou.

Com o crowdsourcing é possível criar uma empresa do zero sem sair de casa, apenas com um cartão de crédito, bastando utilizar os diversos serviços disponíveis na web.




Referências:

Oportunidades Exponenciais - Kotler, Steven / Peter H. Diamandis - Hsm Do Brasil S.A. (Digital)


Wikipedia - https://en.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing


Crowdtask - http://crowdtask.me/conteudo/afinal-o-que-e-crowdsourcing/
Postar um comentário