sábado, 14 de janeiro de 2017

Linguagem de programação nas escolas


 O mundo, é óbvio que mudou muito com a tecnologia, mas a educação as vezes é um pouco lenta ao tentar acompanhar essas mudanças. 

 Estive pensando e acredito que lógica de programação é uma matéria que deveria ser ensinada no currículo escolar desde o ensino fundamental, digo isso, não para que todos os alunos busquem ser um programador, mas aprendendo o básico da lógica de programação, mesmo sem nenhuma linguagem específica, passará a entender como a tecnologia, que esta muito presente em nossa vida e tende a tomar um espaço cada vez maior, funciona. 


 
 Se existem matérias que fazem parte dos estudos por mostrar como as coisas funcionam, por exemplo ciências no ensino fundamental, química, física etc... porque não aprender lógica de programação? 

 Imagina um país tendo uma matéria desta no currículo escolar, o quanto não teria de avanço tecnológico no futuro. 

 Em alguns países como na Estônia e Inglaterra já é assim e nos EUA faz parte do currículo em vários colégios. (informação de 08/2014 do blog Planeta Sustentável).

 Hoje um talento de programação, robótica, etc... aparece quando vai atrás de aprender sobre o assunto. Nas escolas quanto talento não se perde por não ter a oportunidade do contato com o assunto? 

 Faço uma analogia com os jogadores de futebol que se descobrem talentosos jogando nos campinhos pelas cidades. Imagina quantos não se descobririam, tendo contato com programação já na escola. 
Postar um comentário