quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A solução para o chargeback


Todos os gestores de comércio eletrônico hoje em dia tem como principal preocupação o chargeback, que é o reembolso do pagamento via cartão de crédito com a perda do produto enviado, quando o cliente alega não ter sido ele a efetuar aquela compra, e quem perde no final das contas é o lojista.
Bom, esta situação de chargeback está tão comum que acredito que o cartão de crédito já não pode mais ser considerado um meio de pagamento e sim uma promessa de pagamento, possuindo o mesmo teor por exemplo de um cheque, que é um título de promessa de pagamento.
A desculpa das adquirentes, empresas que processam os pagamentos, é de que como o comprador não está presente, o risco da transação é do lojista, ok assumimos este risco, mas a solução é tão simples que eu não entendo o porque ainda não foi implantada, muitos sites já utilizam a autenticação em 2 passos via token através de um aplicativo de celular, é só evoluirmos o cartão para tokenização também, fazendo com que cada compra via web seja confirmada através de um token, assim pelo menos a questão do roubo do cartão para ser usado na web iria diminuir muito e tenho certeza que aqueles que não possuem um smartphone poderia ter um token ao estilo chaveiro mesmo. A tecnologia já existe, falta vontade de implantar, para melhorar a cadeia de pagamentos para todos os atores envolvidos.
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