sexta-feira, 13 de abril de 2012

O que é NFC? Entenda a tecnologia

O PagSeguro, em parceria com a Nokia, acaba de anunciar a primeira solução de pagamento entre celulares NFC do Brasil, o PagSeguro NFC.

Mas será que você sabe o que isso quer dizer e quais as suas aplicações? É disso que iremos tratar. Vamos explicar de um modo que seja simples e fácil e dar exemplos práticos de sua utilização em nosso cotidiano.

NFC (Near Field Communication) ou numa tradução livre, Comunicação entre Áreas Próximas, é uma tecnologia de transferência de dados (fotos, vídeos, arquivos e etc…) existente em dispositivos compatíveis.

O seu funcionamento depende de um chip específico para essa função, não basta apenas desenvolver um aplicativo e instalá-lo no aparelho, portanto esse método de pagamento é limitado apenas pelos dispositivos (no caso aqui, celulares) que já possuem esse chip integrado em seu hardware.

 

Aplicação no dia-a-dia.

Essa tecnologia é já realidade em diversos países, no Japão e nos Estados Unidos, é possível pagar suas compras no mercado, comprar ingressos para eventos e até pagar o bilhete do metrô encostando o celular na catraca.

Imagine você andando no shopping e vê o cartaz de um filme, sente vontade de assisti-lo e ao olhar para bilheteria, vê aquela fila enorme e de repente a sua vontade passa.

Com a aplicação do NFC, seria possível que através do próprio cartaz você pudesse comprar o seu bilhete e ir diretamente para a sala de exibição.

Mas isso é seguro?

Essa dúvida é muito frequente quando vem à tona o assunto sobre essa tecnologia. Existem vários métodos de se utilizar o NFC. Em alguns deles, todo o fluxo é feito de modo automático, sem que o proprietário do aparelho precise confirmar a transação.

Porém o PagSeguro em conjunto com  a Nokia, escolheu um método onde é obrigatório que seja digitado uma senha para que as compras sejam efetivadas. Ou seja, em caso de roubo ou perda do aparelho, ninguém poderá utilizá-lo para fazer compras indevidas em seu nome.

Lembramos que a expansão para outras plataformas está condicionada aos demais fabricantes inserirem o chip NFC em seus aparelhos. Atualmente a Nokia tem três aparelhos que aceitam a tecnologia, que são: Nokia N9, Nokia 701 e Nokia C7.

____

Press: PagSeguro

Postar um comentário