terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Origem da Internet

INTERNET
Em resposta ao lançamento ao espaço do satélite Sputnik realizado pela Rússia em 04 de outubro de 1957, o presidente dos Estados Unidos, Eisenhower, criou, em Outubro de 1957, a ARPA – Advanced research Project Agency que a principio desenvolveria programas relacionados aos satélites espaciais (ALMEIDA, 2005).
Com tudo a criação da NASA – National Aeronautics & Space Administration -, no verão de 1958 daquele país parecia dar fim aos objetivos da ARPA que então passou a direcionar seus estudos para a área da recém-nascida informática quando em 1961 a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara-EUA herdou da força área um enorme computador IBM q-32, a partir dai criou-se o CCR – Command and Control Research – dirigido e coordenado pelo psicólogo Joseph Licklider especialista em computadores da época já com renome (ALMEIDA, 2005).
No CCR o trabalho se baseava no processamento de dados por lotes, processo este que satisfazia a maioria das necessidades de cálculo dos computadores mas não permitia a transmissão de dados entre eles (ALMEIDA, 2005).
Licklider criou então uma forma da comunicação entre os computadores existir, através da criação do IPTO – Information Processing Techniques Office – cujo objetivo era exclusivamente voltado para a comunicação interativa e transmissão de dados, pois era necessário a construção de uma rede para comunicação rápida entre as equipes de investigadores da ARPA (ALMEIDA, 2005).
Apesar de deixar a ARPA em 1965, a orientação de Licklider foi continuada pelo seu sucessor Robert Taylor que então com um orçamento de 19 milhões de dólares iniciou o financiamento da primeira rede de computadores. Outras redes foram construídas anteriormente por outras organizações, mas não obtinham sucesso porque as linguagens eram diferentes entre si deixando-as isoladas, o objetivo da ARPA era uma rede com um e que conseguiria efetuar comunicação com outras redes mantendo a segurança dos dados no percurso. Para essa segurança em questão utilizava-se uma idéia de Paul Baran que junto com Donald Davies tinham imaginado um sistema de comunicação por pacotes, dividindo a mensagem no emissor em várias partes e juntando no receptor para correta interpretação (ALMEIDA, 2005).
Assim para haver comunicação entre os computadores foi criado protocolos que regulassem o intercâmbio de mensagens, os primeiros protocolos foram Telnet – Ligação Interativa de um Terminal com um Computador Remoto – e o FTP – File Transfer Protocol – Protocolo este para transferência de arquivo utilizado largamente até os dias de hoje (ALMEIDA, 2005).
A Origem de fato da primeira rede e computadores foi no dia primeiro de Dezembro de 1969 chamada então de ARPANET que estabelecia comunicação entre os computadores da Universidade da Califórnia – Los Angeles -, SRI – Stanford Research Institute -, Universidade de Utah e Universidade da Califórnia – Santa Barbara (ALMEIDA, 2005).
Ilustração 2 – Primeira rede de computadores

Esta rede utilizava a rede telefônica normal, já em agosto de 1972 os primeiros quatro pontos de rede foram ampliados para trinta (ALMEIDA, 2005).
As atividades principais desenvolvidas na então recém-criada rede era a troca de mensagens e correios eletrônico, correio eletrônico este que predomina até hoje na internet, de tão importante que se tornou a ARPANET em 1972 para lembrar que a rede dependia do financiamento do Pentágono foi rebatizada de DARPANET (D de Defense), então inicia- se um processo de criação de uma rede internacional com conexões de redes regionais e nacionais, cujo ponto principal para esse desenvolvimento se deu entre 1973 e 1978 com o desenvolvimento do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), que substituía os anteriores protocolos de comunicação permitindo que redes independentes se comunicasse entre si (ALMEIDA, 2005).
Com as variadas divisões da ARPANET com militares e defensores da abertura da mesma, a ARPANET foi se dividindo em diversas redes com objetivos diferentes entre militares e científicos, e com a demonstração do protocolo TCP/IP realizado em 1977 utilizando três redes ARPANET – RPNET – STATNET considera-se o nascimento da atual internet (ALMEIDA, 2005).
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos substituiu a ARPANET pela rede NSF em 1990 rebatizando a mesma de NSFNET que então se popularizou em todo mundo com a denominação de Internet (ALMEIDA, 2005).
A verdadeira propagação da internet surgiu com o www (world wide web) e html (hyper text markup language) sendo assim possível as criações das página de internet e com os navegadores que então poderiam renderizar as páginas feitas na linguagem de programação html e mostrá-la ao utilizados do computador. A Internet então passa a ser uma rede de redes conectadas tornado-se pública para o mundo e utilizando como forma de comunicação a infra-estrutura já existente de telecomunicações (ALMEIDA, 2005).
Hoje a internet se apresenta como uma espinha dorsal para tecnologia da informação, tanto no uso empresarial, governamental e doméstico interligando vendedores e clientes possibilitando interação e transações em tempo real (CASTELLS, 2001; VENKATRAMAN, 2000 apud AMAROLINDA, 2005, p. 60).


_____
Série: Redes Sociais como ferramenta de vendas

Postar um comentário