quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Google Shopping no Brasil, até que enfim

Já em 2008 eu comentava com um palestrante do Google Adwords (em um evento promovido pela FastCommerce em São Paulo) do porque o Google Shopping ou Google Product Search como é chamado nos EUA não estava aqui ainda e qual a previsão.
a resposta era que não havia previsão.

Eis então que o Google anuncia em 10 de agosto de 2011 a vinda do Google Shopping ao Brasil através do blog Google Varejo, algumas plataformas de e-commerce inclusive ja esta apta a gerar o feed em xml necessário para a indexação dos produtos.

para colocar seus produtos no Google Shopping que ja lista o Brasil basta entrar no Google Merchant Center com sua conta do Google e adicionar sua loja virtual.

Com toda certeza essa ferramenta ameaça e muito os comparadores de preços, afinal para os logistas ela é de graça o que ira agregar muito mais lojas e, não havendo privilégios de leilão de clique, os resultados serão naturais (exceto pelo resultado do adwords que estara presente) trazendo assim uma informação de preço e de produto muito mais fiel ao consumidor.

A Em!Compre.com loja virtual que eu administro para o Grupo FA Maringá já esta presente no Google Shopping, apenas aguardando o lançamento oficial para entendermos melhor a ferramenta e medir o ROI.

_ _ _ _ _ _ _ _ _

Segue íntegra da postagem:
Varejistas: preparem-se para o Google Shopping no Brasil e na Suíça
quarta-feira, 10 de agosto de 2011 | 13:14
Como os varejistas on-line já sabem, os compradores desejam encontrar o melhor produto e descobrir as diversas lojas que vendem com o melhor preço e de modo mais rápido e eficiente possível. Para ajudar esses compradores, estamos planejando o lançamento do Google Shopping*, nosso mecanismo de pesquisa de compras, no Brasil e na Suíça ainda este ano. Ao visitar o Google Shopping, o internauta poderá pesquisar informações sobre produtos, ler resenhas de usuários e saber quem são os varejistas online de quem ele pode comprar.

Para que os varejistas tenham tempo suficiente para se preparar para o lançamento do Google Shopping, temos o prazer de anunciar que, a partir de hoje, disponibilizaremos o Google Merchant Center para os varejistas que desejam vender produtos no Brasil e na Suíça. O Google Merchant Center é um site que permite o envio de listagens de produtos.

A inserção de informações do produto no Google Shopping é gratuita e aberta aos varejistas de todos os portes. Ao enviar as listas de produtos nas próximas semanas, os varejistas permitirão que os usuários vejam seus produtos assim que o Google Shopping for lançado.

Os dados dos feeds do Google Merchant Center também podem ser úteis para os varejistas que desejam anunciar no Google. As Extensões de produto** são um formato de anúncio do Google AdWords que combina dados e imagens do produto provenientes do Google Merchant Center.. Esses anúncios aparecem nos resultados de pesquisa quando o usuário pesquisar um produto específico, mostrando um anúncio mais relevante.

Se você for um varejista online e desejar enviar seus produtos ao Googe Shopping Brasil ou Suíça, recomendamos que consulte os artigos de "Primeiros passos" em nossa Central de Ajuda e analise as instruções do feed de dados e os requisitos para seu país de destino. Os usuários atuais do Merchant Center agora podem selecionar o Brasil e a Suíça no menu suspenso de países de destino quando submeterem seus feeds no Google Merchant Center.

*Conhecido como Google Product Search nos Estados Unidos e no Reino Unido.
** Ainda não lançado no Brasil

Postado por Amy Gepfert, Gerente de programa, Google Shopping
Postar um comentário