terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Febre das Redes Sociais


A invasão das empresas no mundo do internauta.

Bom tenho pensando já a bastante tempo em estrategias de mídias sociais, e estudado muito o assunto. Então após diversos estudos resolvi aplicar meus projetos de mídias sociais. A Conclusão que cheguei neste é de que muitas empresas “atiram para todo lado”, sem necessariamente conseguir acertar alguma coisa ou ter algum foco.

A primeira questão que esteve presente em minha mente é:

Porque vou gastar energia com Facebook, MySpaces, Hi5, Sonico, e diversas outras redes sociais, se o que realmente atinge a maioria dos brasileiros com uso mais leigo da internet é o Orkut?

É Claro que pensando em marcas com público-alvo específico o estudo deve ser outro, mas neste momento pensamos em marca que atinge que deseja massificação, daquelas que realizam propagandas de 30 segundo em emissoras de televisão.

Então aconselho a gastar a energia em uma boa estratégia no Orkut. Por exemplo: Além de criar uma comunidade (isso toda empresa faz), tente criar um perfil da sua empresa e adicionar público-alvo elaborando diversass promoções para a friendlist deste perfil, utilize a API orkut criando campanhas diversas para incentivar a interação do usuário com a marca que deseja divulgar. Lembre-se sempre que em redes sociais a interação é a chave do negócio.


Concluindo: para mim o foco hoje em mídias sociais no Brasil deve ser: Orkut, Twitter e Blog. Claro que se houver tempo para demais porque não?

Apesar de junto com o Google, eu sonhar em uma dia as redes sociais serem unificadas, para ai sim atingir o objetivo proposto por elas.
Postar um comentário