sábado, 15 de novembro de 2008

Cobertura Fórum de Marketing 2008 - Curitiba

Olá leitores...

Cheguei do Fórum de Marketing de Curitiba, onde tive a oportunidade de assisitir palestras de Philip Kotler, Ricardo Guimarães, Fernando Pierry, Jorge Dib (executivo de marketing do google) e Walter Longo.

Bom o que mais fiquei feliz é que apesar de não ser um evento web mas sim de marketing, todos os palestrantes bateram na tecla da nova era do marketing tendo como principal canal a internet, ou seja a valorização no profissional de webmarketing será cada vez maior. Abaixo destaqueis pontos importantes de cada palestra:

Palestra 1 –
Palestrante: Philip Kotler, simplesmente o maior mentor de marketing mundial, foi uma grande honra estar presente em sua palestra.
Tema: As novas Tendências do marketing.

A palestra do mestre Philip apresentou com grande força a relação da interação das mídias sociais daqui para frente, e o poder que agora está nas mãos dos consumidores referente as imagens de marcas, quem manda agora são eles. Ele destacou o uso de webcasts, Blogs, Pordcasts e Videocasts para as empresas. A idéia do marketing realizado pelos próprios consumidores pelo “ boca a boca” com a internet não possui limites. Inclusive o professor Kotler destacou a criação de “buchichos” sobre seu produto, por exemplo lança-lo e entregar aos influentes blogueiros e pessoas com muitos amigos em redes sociais para iniciarem uma experiência com o produto e falar sobre o mesmo. Para Kotler esta é a nova mídia e as empresas devem estar preparadas para ela se quiserem permanecerem fortes no mercado.


Palestra 2 -
Palestrante: Ricardo Guimarães, pioneiro do conceito de branding como abordagem de gestão.
Tema: Branding: Gestão de Marca

Uma palestra também formidável, recomendada a todos do ramo, Ricardo nos trouxe também a idéia de que tudo mudou, as mídias mudaram e o mundo esta mudando com a força da imagem de uma marca nas mãos dos consumidores principalmente através da internet. Ele coloca que antes as empresas permaneciam em uma estrutura hierárquica sem movimentação, em um mercado sólido sem grande conturbações. Mas agora o dinamismo e interação entre o mundo não permite mais isso e que para estar preparado para essa nova era a empresa deve ser baseada em uma estrutura dinâmica e que se movimenta rápido (“dança conforme a música”), pois o mercado não é mais tão estável e responde rápido as mudanças, logo as empresas necessitam estar em uma estrutura que permite respostas rápidas aos acontecimentos, como um organismo vivo, mas para isso os gestores devem possuir em mente a necessidade de seus subordinados terem mais autonomia para respostas rápidas aos problemas.
Alguns exemplos colocados por ele com relação ao velho cenário e novo cenário: Velho cenário – TV e Consumismo e no Novo cenário: Internet e Consumo Consciente. Foram colocados vários outros exemplos mas que descritos não focaria bem explicado.

Palestra 3 -
palestrante: Fernando Pierry, Sócio fundador da Pepper & Rogers Group Latin América Latina
Tema: Gestão de Clientes: Uma Visão 360 graus

Fernando também com o gatilho das mudanças do mercado em relação ao poder dos consumidores, apresenta que cada cliente deve ser tratado de forma diferente, porque são diferentes, o marketing 1to1. Como exemplo ele cita a capa da Time de 1985: “ Máquina do Ano” onde mostra uma imagem de um computador e anos depois a capa da mesma revista Time em 2006. “Pessoa do Ano” e a imagem é uma tela de computador com uma vídeo do youtube onde no vídeo estava a palavra “you”, ou seja: Você. Isso mostra a dimensão das mudanças provocadas pela internet. É colocado também algumas coisas mais técnicas para o trabalho 1to1 como identificar e diferenciar os clientes para saber sobre os mesmos e conseguir trata-los como desejam. Uma consideração importante é que marketing 1to1 não é data-base, é gerenciamento, neste caso a tecnologia não é sempre positiva a menos que organizada de forma útil, é claro que sem tecnologia o trabalho fica impossível, mas a questão é a administração da tecnolgia em prol do marketing 1to1 e não encher um banco de dados gastando horrores com tecnologia e não utiliza-los.


Palestra 4 -
Palestrante: Jorge Dib, diretor-executivo de vendas e marketing do Google.
Palestra: Comunicação e revolução Digital – O segredo de Negócios do Google.

Bom, esta palestra de Jorge Dib também foi sensacional, mas como nosso blog trata de tecnologia web, este post é diferente por ser um post voltado ao marketing e o apresentado por Jorge Dib já é o que mostramos sobre o google, ou seja o google é o “cara”. Dib apresentou ferramentas importantes do google ao marketing como pro exemplo o google trends, e que esta ferramente é usado por muitas empresas no direcionamento de recursos, pois através dela é possível saber o que está sendo mais procurado e investir em cima disso. Um outro ponto importante é a divisão bem clara que ele coloca em que quando a www surgiu estavamos no mundo de informação com o yahoo, google, buscadores normais e páginas com informações, já no final da década de 90 e ínicio dos anos 2000 entramos na era da distribuição e comunicação na internet, com a amazon, ebay, mercadolivre, skype,(mIRC (este eu que estou lembrando, não podia deixa-lo de fora :) ) ), e que agora em meados da década inicial do século XXI a era é da relação com orkut, myspaces, youtube, blogs, (second life (meu lembrete também, deixar o sl fora não da) ).


Palestra 5 -
Palestrante: Walter Longo, Mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm, também é o consultor de O Aprendiz.
Tema: Inovação e Renovação, Quebrando os Paradigmas do Marketing

Longo, veio com os “os dois pé no peito”, referente as mudanças nas mídias e na revolução provocada pela internet, o que achei muito bacana. Walter apresenta como devemos quebrar os paradigmas para as empresas continuarem competitivas, pois hoje a concorrência não está em produtos, mas em formas de negócios, alguns cases foram mostrados de pessoas que iniciaram em casa algum trabalho sem nem fabricar produtos, apenas comprando e revendendo pela internet e exportando, e friza bem que para as empresas continuarem fortes, devem possuir um bom relacionamento nessa nova era, pois não existirá mais pequenas concorrentes, empresas de pequeno, médio ou grande porte concorrerão de igual para igual e em mercados muito maiores através da internet.


Em resumo um profissional de mercado on-line como eu, sai de um evento deste especifico de marketing, muito mas muito feliz, pois os grandes pensadores do assunto batem na mesma tecla de que a internet é a novo mercado que revoluciona toda uma era de costumes e de formas de pensar. E que a partir de agora, ou uma emrpesa está presente na internet de forma interativa ou está fora do mercado.
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