terça-feira, 21 de outubro de 2008

A nova cara do Submarino

O Submarino, maior loja virtual brasileira está de cara nova, seu site foi totalmente reformulado priorizando uma melhor navegação aos usuários, toda movimentação de uma empresa como Submarino e/ou Americanas que formam a maior empresa brasileira de vendas on-line, deve ser observada de perto por profissionais do setor, pois acarreta sem dúvida em tendências para o setor quando estão dando primeiros passos ou em firmação quando estão atrasadas seguindo tendências.


Analisei o novo site do submarino e cheguei as minhas conclusões:

- O Submarino adotou características típicas da web 2.0 para interação com o usuário, por exemplo na personalização do "meu submarino" (site pessoal do visitante). agora essa personalização está mais completa com temas, etc..

- A navegação pelos departamentos também se tornou mais prática, com maior destaque e organização em um box agora vertical na lateral esquerda.

- A preocuopação com a renovação do site foi tanta, que até características de blogueiros encontramos, como por exemplo a opção de indicar o site em mídias sociais como: del.icio.us, digg, facebook e technorati.

- Outra grande observação a ser feita é o uso de nuvem de tag, repare que o submarino deu total importancia a este ítem e o coloca de forma bem aparente no rodapé da página. a nuvem de tag ou tag cloud ainda leva discussão no meio profissional da web em como utiliza-la para não poluir o site.

- O campo de busca da loja também recebeu um destaque maior ficando agora centralizado no topo da página. e vale salientar que muitos dos consumidores utilziam o campo de busca para encontrar produtos que desejam.


Com esta mudança o submarino firma uma tendência para o setor da web, que não está presente somente em lojas virtuais, mas em toda rede, que é a interação do usuário com o site, e mesmo em um portal de compras onde o objetivo seria entrar, comprar e sair, toda preocupação com a interatividade do usuário indo além do produto é demonstrada claramente.

Parabenizo a mudança que segue o padrão na verdade de muitas lojas virtuais de menor porte, e já estava na hora do submarino organizar sua navegação com a preocupação voltada ao usuário.

Em minha opinião faltou o Submarino lançar juntamente com o novo site, um blog corporativo, pois esta é uma tendência de interação com o consumidor cada vez mais funcional, claro que desde que seja atualziado constantemente e com atenção máxima voltada ao seu conteúdo e comentários. cada vez mais o consumidor deseja participar contribuindo com opinões sobre produtos e serviços, e as empresas que aprenderem a proporcionar as melhores condições para essa interação, estará cada vez mais a frente dos concorrentes.


Postar um comentário