quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Entrevista com meu avatar no SL

Salve amigos,
os mundos virtuais muito mais que um game, são plataformas de interação social e negócios, meu avatar chama-se Porthus Amat, e abaixo segue uma entrevista feita para o Blog LindenBR pelo meu amigo André Mattos através do avatar And Kass.
_____________________________________________


Entrevista com Porthus Amat


Muito mais do que um joguinho! o Second Life é um meio muito interessante para diversas atividades. Talvez partindo da diversão, muitos entram e se encantam com tantas possibilidades. É possível estudar, aprender, trabalhar e fazer negócios lá dentro. Algumas pessoas têm tanto sucesso lá dentro, que a atividade dentro do Second Life se torna uma fonte de renda complementar, e não em raros casos, a fonte principal de renda. Eu conheço algumas pessoas muito interessantes graças à minha interação dentro do SL.

Um dos mais interessantes, que conheci fazendo negócios, e depois trabalhando com ele, e finalmente se tornando amigo, é Porthus Amat , o CEO da LindenBR que mantém este blog. Este é mais um daqueles aventureiros que se arrisca a mergulhar fundo, e descobrir os encantos e oportunidades do metaverso. Confira a interessante entrevista que meu amigo Porthus me concedeu na sede da Linden BR no Second Life.


And Kass : Há quanto tempo você acessa o Second Life?

Porthus Amat : na verdade meu avatar foi criado em maio de 2007 quando vi uma matéria na revista "marketing" no entanto na época meu PC não aguentou o game e acabei desistindo achei um tanto monótono... então no final de novembro de 2007 quando troquei o PC estava lá o ícone na área de trabalho e resolvi tentar novamente e não sai mais.

And Kass : O que te atraiu no SL, por que você entrou a primeira vez?

Porthus Amat : achei interessante a idéia conforme vi na revista o fato de ser uma simulação da vida real, e como trabalho com internet a muito tempo vi aqui também um novo mercado ao qual resolvi encarar.

And Kass : O que você já fez aqui e gostaria de contar para nossos leitores?

Porthus Amat : bom não tenho muito esse medo que noto nos residentes que tanto tentam separar a vida normal da segunda vida. Para mim o SL é um meio de comunicação e interação que faz parte da RL, então nele já fiz muita coisa. Trabalho muito no Second Life com minha empresa, sou DJ por hobby por ter vivido essa experiência na RL e sentir a possibilidade de relembrar, jogo RPG e vivo plenamente o que o SL tem a oferecer.

And Kass : Você criou uma empresa para atuar dentro do Second Life, como você teve a idéia da Linden BR?

Porthus Amat : primeiro estudei muito este mercado, passei meu tempo de “noob” imaginando qual empresa iria criar para trabalhar com Second Life. Então percebi que muitos brasileiros não tinham um câmbio justo para comprar seus Lindens e comecei então a firmar parcerias e pensei em uma empresa não só para oferecer Lindens, mas para oferecer aos residentes de diversas formas como o nosso blog e fórum, uma maneira de aprender mais sobre o SL e desfrutar daquilo que ele tem a oferecer.

And Kass : Fale sobre os negócios da Linden BR, quais produtos ou serviços você oferece?

Porthus Amat : hoje oferecemos o câmbio de lindens que continua o nosso forte. Oferecemos streams através de um servidor próprio com o nome Streams SL incorporado a LindenBR, temos um shopping e um residencial para os residentes em nossa central e ofereço também consultoria a quem precisar, valendo salientar que toda ajuda a novos residentes oferecemos gratuitamente.

And Kass : Interessante, fale mais sobre esta consultoria, como você atua com ela?

Porthus Amat : bom na verdade com todas nossas parcerias e investimentos, construímos um bom networking que permitiu um grande conhecimento do mercado de mundos virtuais, pois além do SL estamos afinco também no projeto openSIM acreditando que a navegação 3D é o futuro da internet, logo nossa consultoria visa transmitir nossa experiência a novos empresários que queiram adentrar este mercado.

And Kass : O projeto opemSim parece realmente ser o caminho para a internet, Web sites serão como "lands" no SL, pode explicar melhor como a Linden BR esta se preparando para este provável futuro?

Porthus Amat : Estamos todo dia estudando o progresso dessa junção entre os metaversos da qual a própria Linden Lab, empresa que criou o Second Life, esta à frente, nosso objetivo com o openSIM continuará sendo o mesmo trabalho realizado nos Second Life, de uma maneira mais ampla. Já estamos também em contato com vários desenvolvedores de OpenSIM, mas não temos a intenção de desenvolver uma plataforma, e sim de atuar nessa nova internet que ouso chamar de web 3.0, ajudando a promove-la ainda mais.

And Kass : Sabemos que o Second Life é muito bom lazer, nem só de trabalho se vive uma segunda vida não é (risos), então queria que falasse um pouco sobre sua atividade dentro do RPG, você recentemente foi promovido a RP staff do teu grupo, como é sua atuação dentro dos Lycans em Lendas Urbanas agora?

Porthus Amat : bom o RPG, ao contrário até de que muitos pensamos devido a tecnologia, é um jogo de interpretação de personagem que acaba sendo um ótimo estimulo ao raciocínio.

Quando conheci o RPG dentro do Second Life entrei até para, como você mesmo disse, relaxar um pouco (risos). No grupo ao qual pertenço não tinha nenhuma pretensão, considero um grupo unido onde é criado grandes amizades, na verdade quando vi já estava sendo promovido ao RP staff, que é um cargo de responsabilidade em administrar o jogo em RPG do grupo. Estou feliz com isso, pois gosto muito te todo o pessoal e tento passar meus conhecimentos aos demais para que todos possam curtir o RPG por lazer como deve ser e claro buscando vitórias (risos).

And Kass : Que bacana, que relação você faz entre o trabalho lá, que sei que envolve liderança, e seu trabalho fora do Second Life?

Porthus Amat : a relação é total pois eu meu trabalho real exerço uma administração sobre pessoas, e no RPG também. De certa forma ajudando na liderança no grupo acabamos aprendendo os mesmos conceitos e dificuldades de uma atividade de liderança na vida real, pois dentro ou fora do Second Life somos pessoas que agem da mesma maneira.

And Kass : Bacana, eu sempre repito isto, não fazemos nada lá dentro do SL que seja diferente do que fazemos na RL, você concorda com isso?

Porthus Amat : concordo totalmente, a personalidade é a mesma envolvida seja em qualquer meio de comunicação e relação.

And Kass : E o que você já tirou de lição deste seu tempo no Second Life? Você aprendeu algo sobre você mesmo?

Porthus Amat : na verdade não consigo lhe dizer que aprendi algo sobre mim mesmo, mas obtive muito mais experiência pois os relacionamentos amizades e tudo mais são com pessoas de outras cultura que faz expandir nossas experiências.

And Kass : sei que você não faz esta distinção, mas agora falando sobre vida real, você mencionou que tem uma empresa, fale mais sobre seus negócios, que produtos e serviços você oferece a seus clientes?

Porthus Amat : bom sou especialista em mercado on-line, tenho uma empresa de consultoria chamada Bonora Soluções Web. Hoje sou contratado por um grupo de empresas para administrar toda atuação no mercado on-line das mesmas, com projetos de e-commerce como a loja virtual Em!Compre (www.emcompre.com.br ), e-mails marketing para as marcas e as bases de clientes, fortalecimentos das marcas com o objetivo de aumentar o share of mind fixando-as na mente dos consumidores.

Além de criar novos projetos para este grupo de empresas reformulando todos os sites existentes como um novo projeto ao qual pretendemos transformar um simples site institucional de um dos atacados de confecções, para um e-commerce b2b facilitando assim a compra pelos clientes e ampliando o a área geográfica de atuação para todo Brasil.

Mas não construo e nem programo (risos) crio os projetos e delego a empresas especializadas nessa parte administrando todo o processo.

And Kass : legal e ainda sobre RL você esta namorando não é? você a conheceu no Second Life? conte um pouco desta historia para agente.

Porthus Amat : então essa é uma parte bacana, a conheci na própria ilha de RPG, depois fomos conversando cada vez mais até que " pintou o clima" e como estávamos os dois desimpedidos resolvemos nos encontrar na RL, e foi muito bacana. Hoje estamos junto felizes e apesar da distância estamos marcando novos encontros e nos gostamos bastante. Ela é muito especial pra mim e claro utilizamos todos os meios de comunicação possível para encurtar a distância: telefone, msn, sl, etc...

And Kass : "Quem prova da interatividade nunca mais quer ser apenas observador!" esta é a sua frase no msn. O que você diria para quem nunca pensou em experimentar o Second life? (pergunta de fim de entrevista) ( risos)

Porthus Amat : esta frase, que infelizmente desconheço o autor, e esta no meu msn , acredito que é simplesmente o resumo do que é o Second Life e os mundos virtuais, e como eu nunca nego uma nova experiência entrei aqui e aqui estou. Digo a quem não conhece este mundo que experimente para assim tirar as conclusões, pois tenho certeza que há quem não irá gostar, mas muitos estarão nesse mundo que o futuro da forma de navegação na internet.

And Kass : Show!, obrigado pela entrevista Porthus!

Porthus Amat : Eu que agradeço, tanto pela entrevista como ter você And como nosso pesquisador produzindo diversas matérias bacanas em nosso blog e fórum.


Postar um comentário