quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Balanço e-commerce 1º semestre de 2008

Olá leitores,

hoje baixei e dei uma olhada no balanço do primeiro semestre de 2008 realizado pela e-bit que efetua suas pesquisas diretamente na fonte em mais de 1.800 lojas virtuais, sempre no final da compra do consumidor e depois na entrega, com o prazo de entrega informado pelo proprio consumidor a ebit envia uma nova pesquisa no termino desse prazo.

A e-bit em matéria de pesquisa é a maior referência que temos hoje sobre e-commerce no Brasil, por isso posto aqui o que considero destaque em relação ao 1º semestre de 2008 baseado no webshoppers 18º edição, que pode ser baixado clicando aqui!

O faturamento surpreendeu novamente, chegando a um montante de 3.8 bi e com previsão para fechar o ano em 8.5, um aumento consideravel visto que o ano de 2007 fechou em 6.3 bi e só no primeiro semestre ja tivemos um aumento de 45%.
O fato é que muito mais e-consumidores estão aderindo a prática da compra via internet, frequentemente eu escuto pessoas próximas a mim dizer que nem imaginava realizar uma compra na web a um ano e que agora ja compra muito mais pela internet. O brasileiro esta se acostumando a conveniencia de comprar pela rede, não necessitando dispor de um bom tempo para comprar em lojas tradicionais, além do fato de que a classe C e D já esta se posicionando também como e-consumidores e bastante presentes na grande rede, a internet a tempos deixou de ser exclusividade das classes A e B, e os lojistas devem prestar atenção nas mudanças da internet brasileira. de 9,5 milhões de e-consumidores em 2007, ja atingimos 11,5 milhões no primeiro semestre, com a expectativa de fechamento de 2008 de 12 milhões, embora eu particularmente muito otimista acredito que fecharemos 2008 em 13 milhões de e-consumidores.

O livros é a categoria mais comprada no 1º semestre de 2008, porém a distância para as demais categorias é de certa forma pequena, Livros, Informática, CD e DVD, já não possuem grande "share" como antes.

A satisfação com a compra em geral dos e-consumidores aumentou, isso prova que a cada dia os lojistas virtuais vão se especializando, promovendo uma melhor experiência de compra ao usuário.

Baixe a pesquisa que vale a pena, tem muito mais informações referente por exemplo a datas comemorativas, que irei abordar em um proximo post.
Postar um comentário