terça-feira, 12 de agosto de 2008

Mídias Sociais


Marketing on-line

Mídias Sociais é a nova forma de marketing on-line que possui grande retorno de investimento devido a geralmente possuir um baixo custo.
O termo midias sociais surgiu a pouco tempo, mas na verdade o conteúdo das delas ja existe há algum tempo, pois trata do conteúdo feito na internet pelos próprios usuários de forma independente, como por exemplo este meu blog. Além dos blogs podemos ainda destacar as comunidades on-line como wikipedia, wiki2buy, e alguns sites específicos onde os internautas escrevem sobre algum tema, por exemplo no wiki2buy qualquer consumidor pode escrever um guia de comprars sobre um determinado tipo de produto que ficará disponível a outros usuários. Existe também as comunidades de relacionamento como o orkut, facebook, etc...
O que acontece é que as grandes empresas já passaram a olhar as mídias sociais com outros olhos e até a iniciar investimentos nesse foco, não precisamos ir longe pois quantos blogs você conhece que ja possui propaganda de grandes empresas?.
Ainda existe uma certa discussão sobre o conteúdo gerado, alguns diz tratar-se de conteúdo não fundamentado elaborado de qualquer maneira, mas neste caso tenho que defender os blogueiros e seus derivados, pois em sua maioria produz conteúdo muito profissional as vezes até melhor do que as grandes mídias tradicionais manipuladas.
Vale também comentar a opinião de Roberto Cassano em sua matéria na revista W da editora Europa com o título de "A Explosão Social". Roberto menciona o fato de o conteúdo das mídias sociais sempre ter existido mas apenas não tinha esse nome e não existia um canal de divulgação para que as opiniões de todos fossem ouvidas e que com o avanço da internet tornou-se possível.
Eu concordo plenamente com o Roberto, todo mundo sempre teve suas opiniões formadas, mas nenhuma delas eram transmitidas para o público, agora com a web 2.0 avançado tecnologicamente a forma de produção de conteúdo dos usuários independentes e de certa forma esse tipo de conteúdo caindo no gosto da população que passa cada vez mais a busca-lo, principalmente porque se fizermos uma análise rápida de nossas dúvidas colocadas no google em forma de palavra chave, os sites que nos trazem respostas mais funcional e objetiva são justamente os de mídia social.
Voltamos a questão do marketing on-line para empresas:
As grandes marcas agora deve ter um cuidado especial, pois em mídia social as opiniões espalham rápido, quem aqui nunca consultou um review independente para adquirir um determinado produto? é eu já também.
Então é isso, fica aqui meu conselho as grandes marcas, que olhem para as mídias sociais como algumas ja vem fazendo, pois essas sim são os olhos do povo e passa cada dia mais a ter maior credibilidade.
quem ainda está na dúvida sobre o poder dos usuários acessem o site Reclame Aqui! que reúne uma base de reclamações de consumidores insatisfeitos, dando inclusive a oportunidade de a empresa responder.
Postar um comentário